Marketing Digital é um dos assuntos mais comentados da década atual. Atualmente no Google existem mais de 187 milhões de resultados para a pergunta: O que é Marketing Digital?
Ao contrário dos canais de marketing tradicional, onde quem controla são os grupos empresariais (como TV e outros), na Internet o controle é do consumidor. Mesmo que as empresas escolham não participar dela, os consumidores estarão nela, comparando as empresas, falando sobre os produtos e serviços e procurando formas de se relacionar com as empresas. Não investir em Marketing Digital é não se relacionar com seus consumidores e deixar com que eles falem da sua marca como bem entenderem.
- Definição de Marketing Digital
- Por que o Marketing Digital surgiu?
- Vantagens do Marketing Digital
- Os Pilares do Marketing Digital
- Atualize-se
- Conclusão
Definição de Marketing Digital
Segundo definição do Wikipedia Marketing Digital: são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.
Por que o Marketing Digital surgiu?
Com o passar dos anos o ‘velho marketing’ começou a ficar saturado, e novas formas de chegar até o consumidor foram sendo trilhadas. Era necessário descobrir formas mais rápidas, relevantes, personalizadas e eficientes de promover os produtos e serviços. Com o advento da Internet, o Marketing Digital se tornou o caminho mais óbvio a ser seguido.
Vantagens do Marketing Digital
São várias as vantagens, e acabam se assemelhando com as vantagens de utilizar a Internet no dia-a-dia. Não é a toa que o número de pessoas conectadas no Brasil e no mundo só cresce a cada dia.
Custo
O custo das divulgações feitas com Marketing Digital são bem mais baratos do que divulgar nos meios tradicionais. A maioria dos canais são gratuitos, portanto é necessário mais do seu tempo do que do dinheiro para uma boa estratégia.
Alcance
Podemos definir o alcance das estratégias de Marketing Digital como globais, já que não existem limitações geográficas para se divulgar no mundo virtual.
Mensuração
Uma das maiores vantagens das campanhas realizadas na Internet é que é possível identificar tudo que aconteceu: quantas pessoas visualizaram, quantas pessoas clicaram, qual horário mais acessado, bem diferente de panfletos por exemplo, que sempre fica aquela dúvida se o panfletista realmente entregou ou jogou na lata de lixo.
Segmentos
Outra característica importante é que você pode atingir cada público de forma diferente, passando a mensagem certa, para o público certo na hora certa, pois é possível coletar várias informações dos usuários. Isso aumenta muito a efetividade das campanhas feitas na Internet.
Pilares do Marketing Digital
Muitas são as ferramentas que podem ser utilizadas para a realização de Marketing Digital. Porém, podemos englobá-las em 7 pilares principais.
Marketing de Conteúdo
Quando pesquisamos alguma coisa no Google ou outro buscador (você usa mesmo outro buscador?) estamos em busca de conteúdo. Ninguém quer acessar propagandas ou textos apenas promocionais. O Marketing de Conteúdo, como o nome sugere, foca em desenvolver conteúdo de qualidade, que seja atrativo e valioso para o público-alvo. No ponto central deste pilar estão os blogs e mídias sociais.
Mídias Sociais
As mídias sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam entre si e com o mundo. Com a criação desses sistemas, foi possível a criação de redes sociais como o extinto Orkut, o MySpace, Twitter, Google+, Facebook e outros. Atualmente, estima-se que mais de 60% dos acessos na Internet são em redes sociais. Em algumas faixas etárias, como jovens, claramente essa porcentagem é maior.
E-mail Marketing
Cada ano que passa, ouço as pessoas dizerem que o e-mail está morrendo, ou já morreu. Isso está longe de ser verdadeiro. Existiu um boom dos spams, que acabaram afastando algumas pessoas dos e-mails, mas as grandes empresas (Google, Microsoft) se esforçaram para tonar os e-mails menos invadidos por essas mensagens. Hoje 0 e-mail ainda é uma forma de se fazer marketing, e vários empreendedores digitais tem a maior parte de suas vendas e renda da sua lista de e-mails.
Marketing Viral
O Marketing Viral tem esse nome, devido ao processo que poderíamos comparar a uma epidemia. Desenvolve-se uma peça publicitária, que possa ser facilmente compartilhada pelas redes sociais já existentes, e que tente atingir as motivações e comportamentos comuns. Um serviço gratuito, um vídeo, e-book, infográfico e slides são exemplos de peças que podem se tornar virais.
Publicidade On-line
A publicidade on-line seria a publicidade comum, aplicada ao mundo digital. Banners publicitários, links patrocinados, pop-ups e anúncios flutuantes são exemplos. Alguns autores também colocam na publicidade on-line o E-mail Marketing, mas, devido a importância, que eu já citei acima, ele deve ser estudado e aplicado separadamente.
Pesquisa On-line
A pesquisa no marketing, tem suas claras vantagens como ter mais informações sobre a opinião do consumidor, tendências de mercado, ações da concorrência entre outros. Trazer esta ferramenta para o mundo digital maximizou os resultados possíveis, a facilidade e o alcance das pesquisas. Atualmente existem várias ferramentas para facilitar o processo de pesquisa como Survey Monkey, Google Forms e vários outros.
Monitoramento
Um dos grandes valores das campanhas realizadas na Internet é que tudo é passível de monitoramento. Você pode saber quantos usuários acessaram seu site, quantos desses se cadastraram, quantas pessoas clicaram em seus links, e várias outras coisas. As ferramentas de monitoramento são muitas, como principal cito o Google Analytics.
Atualize-se
Depois de ver tudo isso, uma certeza você tem que ter. Mantenha-se atualizado. Acompanhe blogs nacionais e internacionais que sejam referência em Marketing Digital. Assine a newsletter desses blogs e fique por dentro do que os grandes gurus do Marketing estão falando sobre.
Você também também pode dar uma olhada nesse post da Hubspot sobre os 10 melhores blogs sobre marketing digital nacionais, segui-los, adicionar aos favoritos e estar atualizado.
Conclusão
Como pode ser observado nesse post, Marketing Digital é um assunto bem amplo e que precisa de planejamento profissional em várias etapas do processo. Mas como você viu, para começar a sua jornada, basta que comece seguindo alguns blogs como o Marketing Digital com André Felizardo, se inscrever na newsletter e estudar bastante.
Espero que esse post tenha gerado muitas ideias na sua cabeça. Se você faz parte de uma empresa que ainda não investe em Marketing Digital, comece a considerar isso hoje, e tome esse post como primeiro passo e guia para seguir no caminho correto.
Não se esqueça de planejar e organizar suas ideias!