Estamos na época de Retrospectivas né, então vou começar a minha.
Esse ano foi o segundo ano do blog, mas na verdade foi o primeiro ano que eu levei o blog a sério, e os números foram impressionantes!
Bom, eu não utilizei nenhum método pago este ano para conseguir acessos no blog. Mesmo assim, o crescimento das visualizações foi de mais de 840%!
O que eu fiz de divulgação gratuita foi:
Também divulguei no meu perfil pessoal do Facebook, Linkedin, Twitter, mas a maioria dos acessos diretos vieram destes lugares.
Pra ter conseguido essa melhora no desempenho, além das divulgações, foi muito importante a definição de uma meta. Tem aquela frase do Lewis Carrol, que diz: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” E é extremamente verdade. Então, o que fiz, em dezembro do ano passado, foi definir metas para o blog.
A primeira delas foi de conseguir escrever 12 artigos no ano, que dá uma média razoável de um artigo por mês. No início achei que ia ser muito fácil, mas vários meses eu não escrevi, só rascunhei algumas coisas. Mas com esse post final, estou alcançando a meta, e muito feliz. Provavelmente para o próximo ano eu vou dobrar a aposta, igual a Dilma.
A segunda meta, foi de ter mais de 25 acessos diários por 7 dias seguidos. De julho pra cá eu alcancei bem mais que isso várias vezes. Não devo fazer uma meta parecida para o ano que vem.
A terceira meta, a mais ousada, foi a de ter como média 25 acessos durante o ano. Isso totaliza 9.125 acessos no ano. Joguei alto? Um pouco talvez. Atualmente, faltando 18 dias para acabar o ano, minha média é de 20,5 acessos por dia. Quase alcancei. Se eu alcançar eu vou dobrar. Caso contrário, como já estou perto, vou aumentar um pouco, pra ter desafios no ano que vem também né.
Os textos que eu escrevi esse ano foram, cronologicamente:
A maioria deles escrevi porque eu comecei a estudar sobre o assunto, recolhi tanto material e achei tão legal que resolvi compartilhar. Outros eu criei a partir de dúvidas de amigos e alguns eram #trend na época, como os de Marketing Digital.
Vários são os benefícios de escrever um blog. O mais óbvio é melhorar a escrita. De certa forma estou acostumado a escrever e não tenho nenhum bloqueio para fazer redação – agradeço isso as minhas professoras de Produção de Texto que me obrigavam a fazer umas 3, 4 redações por semana, mas, fazer um artigo, que não simplesmente saiu da sua cabeça demanda pesquisa, revisão, mais pesquisa e mais revisão.
No caso dos textos mais técnicos, eu criei e testei os códigos antes e durante o processo de escrita, para que minhas explicações fizessem sentido.
Ao compartilhar nas redes sociais, principalmente nos grupos do Facebook, recebi bastante feedback, o que foi um aprendizado legal, ao saber lidar com críticas, ver se a galera entende o que eu escrevo e também perceber o que outras pessoas estão estudando.
Um benefício, específico para mim, é que pra algumas pessoas, acabei me tornando referência pra vários assuntos tanto na empresa que trabalho, quanto para projetos externos, consultoria ou apenas perguntas de amigos, e eu, particularmente, adoro isso.
Aprendi muito, fiz amigos, me tornei referência pra alguns assuntos, criei coragem pra ir a eventos de TI sozinho (como o Front-end Carioca), percebi que sei bastante coisa, mas também percebi que tenho muita¹²³¹²³ coisa pra aprender. Muita mesmo.
Por esses motivos, eu realmente acho, que você deveria criar o seu blog, e compartilhar com o mundo o que você sabe, ou está aprendendo.
O assunto mais acessado no blog, e também o que eu mais escrevi sobre, foi Ionic. Somando os textos, mais de 40% dos acessos foram nos de Ionic. Sinal de que a galera tá pesquisando sobre o assunto. Esse ano eu ajudei em 2 projetos feitos em Ionic, sem contar nos meus pessoais, meu próprio crescimento sobre o assunto foi bom.
Um lance engraçado, é que o segundo texto mais acessado foi o de Site em construção, que eu escrevi em outro blog e acabei importando pra cá. Eu não divulguei esse texto. 90% do tráfego de buscas do meu blog, caem nesse texto, e sabe porque? Por conta da imagem de site em construção que eu coloquei lá. Claro, utilizei boas práticas de SEO, mas no texto eu explico exatamente que você NÃO deveria ter uma página de site em construção, para a maioria dos casos.
Surpreendentemente eu tive mais acessos vindos do Google do que do Facebook. Sinal de que meus conhecimentos em SEO estão surtindo um efeito legal. Eu escrevo o blog com o WordPress (diga-me uma novidade) e nele eu utilizo vários plugins que ajudam a otimizar os textos para que sejam melhor encontrados nos sites de busca. Claro que meus estudos também ajudaram a maximizar, mas mesmo se você não souber muita coisa, os plugins já vão te ajudar.
Uma coisa que eu quero conseguir gerar mais para o próximo ano, são os comentários. Por falar nisso, se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixa aqui embaixo nos comentários!
Bora pra 2017!
Desvendando o Potencial da Blockchain e Criptomoedas através da Criptografia Em um mundo onde a…
O deploy de uma aplicação React é uma etapa crucial para disponibilizar sua criação na…
Satellite 2020 foi a primeira conferência virtual do Github. O Github já tinha sido liberado…
Neste guia veremos o que são web components, quando usar, sua estrutura e também um…
A alguns anos atrás escrevi um texto sobre o que é o frontend, também palestrei…
O que é SVG é a sigla para Scalable Vector Graphics que traduzindo seria gráficos…
View Comments
Great work, Andre! I've been reading your blog since last year's half. I'm an average front-end developer and because of you I could improve my skills and become a best professional at work. Thank you!! Have a nice 2017!! I'm cheering for you succed.
**I'm cheering for you succeed!!
Hi Frederick! Many thanks for the comment and great that I was able to help you to be a better professional. This year the blog will be even more active, so keep an eye on it! Success for us!