Uma dúvida que surge muitas vezes ao lançar um site é: Devo criar uma página Site em construção?
A resposta simples e direta é NÃO!
Se foi cogitada a hipótese de se colocar uma página desse tipo, é sinal de que o site ainda não está pronto e testado. Sempre existe algum arquivo que faltou fazer upload, algumas falhas que não tinham sido previstas, muito menos planejadas, ajustes no servidor, testes e outros.
Falando de experiência de usuário, nos dias atuais, acessar um site que exibe esse tipo de página, não causa uma boa impressão, não é mesmo?
Estamos em uma era que tudo acontece muito rápido na Internet. Se eu quero uma informação, acessei um site e está em construção/manutenção, eu simplesmente vou procurar aquela informação em outro local.
Na cabeça do usuário, seu site não tem nada a oferecer.
Agora imagine que o site em questão tenha ficado 15 dias com a página de Site em construção. O Google vai indexar o site de uma forma que não devia. Caso seja uma atualização do site, é ainda pior, pois o Google vai indexar de um modo diferente do que ele havia indexado antes.
Sendo assim, eu reafirmo, jamais faça upload de uma página do tipo “Em construção” substituindo o seu site antigo.
Os primeiros impactos que podem aparecer é que o Google pode marcar seu site como sites de pouco conteúdo ou sites de conteúdo irrelevante. Caso seu site seja classificado em uma dessas duas listas, o Googlebot demora mais a voltar, mesmo depois que você colocar o novo site no ar.
André, mas eu preciso colocar o meu site em manutenção, o que eu devo fazer?
A maneira correta, principalmente do ponto de vista da SEO de colocar seu site em construção é usar o código de status HTML 503.
Com ele você vai dizer ao crawler que o site ainda não está pronto e vai convidá-lo a voltar em breve.
Essa opção pode ser implementada através do robots.txt ou através do header com: header(‘HTTP/1.0 503 Service Unavailable’);
Dê preferência a utilizar a instrução no header, pois com o robots.txt você não convida o crawler a retornar depois.
Olhando para o Marketing Digital, podemos enxergar exceções. Se seu site irá lançar um produto ou projeto com data específica para lançamento, mas você quer passar alguma informação para um usuário que chegue antes dessa data, pode ser criada uma landing page com um timer, por exemplo.
Neste caso, é ideal que sua página possua informações relevantes de contato, como endereço e telefone, ou chamadas de marketing para o lançamento. É interessante também deixar um formulário para contato disponível, para que o visitante possa de alguma forma entrar em contato.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Desvendando o Potencial da Blockchain e Criptomoedas através da Criptografia Em um mundo onde a…
O deploy de uma aplicação React é uma etapa crucial para disponibilizar sua criação na…
Satellite 2020 foi a primeira conferência virtual do Github. O Github já tinha sido liberado…
Neste guia veremos o que são web components, quando usar, sua estrutura e também um…
A alguns anos atrás escrevi um texto sobre o que é o frontend, também palestrei…
O que é SVG é a sigla para Scalable Vector Graphics que traduzindo seria gráficos…
View Comments