Planejamento é uma das coisas mais importantes da vida, seja no campo pessoal ou empresarial.
Porém muitas vezes erramos no planejamento mais básico, que é planejar o planejamento, ou pré-planejamento.
Se você erra no primeiro passo, se torna uma bola de neve e seus planos se tornam uma dor de cabeça.
Vamos a parte prática:
1. Checklist
Checklist é fundamental. Checklist nada mais é do que aquela lista de verificações, que você vai marcando o que já fez. Com uma checklist você vai vendo o que já fez, e o que falta. No passo 7 tem uma ótima dica de como fazer uma checklist perfeita!
2. Menos é mais
Não tem como ter tudo e se preocupar com tudo ao mesmo tempo.
Você deve eliminar o supérfluo e o excesso. Quanto menos coisas você tiver para se preocupar, mais você terá tempo de se preocupar com o que realmente importa.
3. Reduza as compras/gastos
Muitas vezes o que compramos tem pouca ligação com a necessidade daquele objeto, mas sim a necessidade de preencher algum vazio ou problema de nossa vida gastando. Quantas vezes você já ouviu que alguém foi fazer compras quando estava triste? Porém, mais uma vez, menos é mais. Siga os conselhos do item 2 e lembre-se. Priorize o seu dinheiro, não tenha gastos desnecessários.
4. Categorizar
Para uma melhor organização devemos distribuir as coisas que queremos organizar ou planejar, por categorias. Podemos dividir a nossa vida em:
- Pessoal/Individual;
- Carreira;
- Familiar;
- Empresarial;
- Social.
O que você quer conquistar em cada uma dessas categorias? E acredite, não dá para ser feliz esquecendo de alguma delas.
5. Não utilizar papel
Você deve ter se perguntado porque não usar papel. Alguma vez já escreveu uma ótima ideia num papel e depois…não achou mais esse papel? Pois é, pode ser um pouco difícil pra você no início se acostumar a não usar papel, mas além de não se perder num monte de folhas, que depois de alguns dias parecem não representar nada, você ainda está contribuindo para a sustentabilidade do planeta.
6. Hábitos positivos
Tenha hábitos positivos. Acorde uma hora mais cedo para tomar um café mais reforçado, ou ler as notícias antes de ir trabalhar. Tire um tempo para se exercitar, comece com pequenas caminhadas, afinal é de graça e você pode fazer em qualquer dia e horário. Aprenda a ser positivo e se motivar com pequenos novos hábitos.
7. Use um App (Wunderlist)
Existem diversos apps para criar checklists e se organizar da melhor forma. Posso citar rapidamente o Google Keep, Todoist, Trello.
Mas vai aqui um dos melhores o Wunderlist!
Clique aqui para aprender a usar o Wunderlist, esse app é muito bom, e você pode usar no PC, Smartphone ou Tablet.
Gostou da nossa lista? Compartilhe com seus amigos!