Eu não sei se aconteceu com você. Mas desde que comecei a pesquisar e a ler sobre Marketing Digital, sempre apareceram referências sobre Inbound Marketing. Esse texto é pra te ajudar a entender melhor como funciona essa tendência mundial, e que todas as empresas que querem crescer devem seguir.
- O que é Inbound Marketing?
- Porque fazer Inbound Marketing?
- Porque NÃO fazer APENAS Outbound Marketing?
- Como fazer Inbound Marketing?
- Ainda devo fazer o Outbound Marketing?
- Conclusão
O que é Inbound Marketing?
Podemos definir Inbound Marketing como o ‘novo marketing’. Porém, definir limitaria muito. A forma mais fácil de entender o Inbound, é comparando-o com o Outbound Marketing.
O Outbound Marketing é o marketing antigo e tradicional, onde a maior intenção da ação de marketing era vender e apenas vender os produtos e/ou serviços.
Sendo assim, o Inbound Marketing é aquele onde a empresa oferece conteúdos aos clientes como vídeos, podcasts, ebooks newsletters, whitepapers, infográficos e outras formas possíveis de marketing de conteúdo.
Alguns dizem que podemos simplificar o Inbound Marketing em três pilares, SEO, Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais. Mas não é só isso.
Porque fazer Inbound Marketing?
Muitos são os números que mostram o poder do Inbound Marketing.
Estima-se, que ele custa 62% mais barato que o Outbound Marketing.
57% das empresas adquiriram um cliente através de Blog e 42% pelo Twitter.
46% das pesquisas diárias feitas na internet são para obter informações sobre produtos e/ou serviços.
72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam a fechar negócios.
Responsável por mais de 90% dos cliques na internet.
A comunicação é interativa com o cliente, em via dupla.
Porque NÃO fazer APENAS Outbound Marketing?
O Outbound é aquele marketing que ‘empurra’ os produtos e/ou serviços para os clientes. Estamos na Era da Informação, e com isso os consumidores estão cada vez mais no controle das informações que recebem, onde recebem e como recebem. Dessa forma, no Outbound Marketing, quem controla as coisas é a empresa. Em resposta a esse controle das empresas, o declínio do Outbound Marketing é visível.
Como fazer Inbound Marketing?
A porta de entrada de um cliente, através do Inbound Marketing tem várias opções, como você pode perceber. Porém, meu conselho é de que você foque em 4 elementos principais.
As compras normalmente são fechadas no e-mail, e não no Facebook. Um bom e-mail marketing é um ótimo terreno para crescimento do seu negócio.
SEO
É com uma boa SEO que os consumidores encontrarão seus conteúdos nos buscadores. Chamamos esse tráfego de orgânico, pois você não precisará pagar por ele. A SEO demora a dar resultados, mas quando eles são alcançados são duradouros e muito valiosos.
Blogs
Um conselho? Tenha um blog. A melhor forma de se comunicar, gerar autoridade, gerar confiança, conquistar o leitor com seu conteúdo, é através de um blog. Tenha um bom conteúdo nele, e as recompensas virão.
Mídias Sociais
Você ainda tem dúvidas? Um conteúdo poderoso compartilhado nas redes sociais pode viralizar e ultrapassar os limites da sua comunidade. Se o conteúdo for de qualidade ele se espalhará rapidamente quando for compartilhado nas mídias sociais.
Ainda devo fazer o Outbound Marketing?
Depois de bater tanto nele eu te digo, sim, você deve fazer Outbound Marketing. Depois de ler esse texto, você deve ter pensado em alguns casos conhecidos seus de empresas que fazem apenas Outbound e mesmo assim tem retorno. O ideal, no contexto atual, é que as duas estratégias sejam misturadas. Quanto mais integrado forem suas campanhas, no mundo offline e online maiores serão os seus resultados, e é isso que você quer, não é verdade?
Conclusão
Espero que você tenha gostado do meu texto, fiz ele com base em bastante pesquisa nos melhores blogs de Marketing do mundo.
Agora que você entendeu melhor como funciona o Inbound Marketing, me ajude a espalhar a palavra e compartilhe nas suas redes sociais!
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo, a sua dúvida pode ser a de várias outras pessoas também!
Sucesso para você!
Referências – http://viverdeblog.com/inbound-marketing/