O Instagram anunciou a alguns dias uma mudança, que está movimentando as opiniões do mundo do Marketing Digital.
A partir de hoje(29)[atualização no fim do texto], as imagens postadas no Instagram serão exibidas para os usuários de acordo com a relevância, assim como o Facebook.
Caso você não conheça, o Instagram é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos que permite a aplicação de filtros digitais e compartilhar as imagens com várias redes sociais.
A rede foi criada em 2010, e em 2012 já tinha mais de 100 milhões de usuários. No mesmo ano, o Facebook comprou o Instagram por cerca de 1 bilhão de dólares (entre dinheiro e ações).
A mudança
As fotos e vídeos serão priorizadas, de forma que cada usuário verá primeiramente os conteúdos nos quais estão supostamente mais interessados.
O ranking dos conteúdos que você mais se interessa será baseado em vários fatores, dentre eles, a relação do usuário com o perfil seguido, quantidade de curtidas e comentários e a hora em que a imagem foi publicada pela conta.
Justificativa
Segundo o próprio Instagram, a justificativa está na constatação de que os usuários não conseguem ver mais de 70% dos vídeos e imagens que são publicados, diariamente.
Segue texto do comunicado:
“Isso significa que se o seu músico favorito compartilhar um vídeo do show da noite passada, a publicação estará esperando por você quando acordar, independente de quantas contas você segue e em qual fuso horário vive. E quando a sua melhor amiga publicar uma foto nova você não irá perder.”
Corrida para ativar notificações
Assim que essas mudanças foram anunciadas, a polêmica começou entre os usuários. A maioria contra a mudança.
Porém, se lá no Facebook, o usuário pode ir na página que curtiu e clicar em Ver Primeiro, no Instagram você também tem uma opção semelhante (que já estava na rede social a várias semanas, mas depois de anunciada essa mudança, todo mundo começou a pedir d-e-s-e-s-p-e-r-a-d-a-m-e-n-t-e isso).
Basta que você vá até o perfil que quer receber notificações de publicação, clique naqueles 3 pontinhos e depois em Ativar notificações de publicação.
IMPORTANTE: Ao ativar esse recurso, você indica ao algoritmo que quer ver as publicações do perfil em destaque, ou seja, você vai receber notificações TODA VEZ que o perfil fizer uma nova publicação.
Atualizações
Trabalhar com Internet é divertido demais. Enquanto eu estava escrevendo esse texto, várias e várias atualizações no mais variados portais, sobre esse assunto, mas eu vou explicar pra você, as informações diretas da fonte.
O Instagram esclareceu que essa data de lançamento (que seria hoje, 29 de março) não existe. E que a mudança será feita sim. Porém, os planos da empresa é efetuar essa mudança nos próximos meses. Ainda segundo a empresa, eles estão fazendo testes com um “grupo ínfimo” de pessoas para avaliar o impacto da alteração. Dizem ainda, de acordo com comunicado feito pelo Twitter, que as mudanças serão devidamente comunicadas quando de fato forem executadas. [título e chamada não alterados]
Aproveita e me segue lá no Instagram! Perfil liberado! @felizardo_andre