Existem várias regras e diretrizes que devemos seguir para desenvolver um site. Porém, mesmo se não seguirmos algumas, o site irá funcionar de uma forma geral, porém não para todos, nem em todos os tipos de telas e navegadores.
Assim, quando terminamos um projeto web, devemos ter uma etapa de testes, seja ela na empresa que você trabalha, ou mesmo no seu freela.
Vários são os testes que devem ser realizados, testes de desempenho, refatoração de código, testes em vários navegadores, em vários tamanhos de tela.
Pensando em ajudar nesta etapa, a Microsoft desenvolveu uma plataforma, bem simples de ser utilizada, onde você digita a URL do site que quer testar e ele exibe vários problemas que, sendo resolvidos, tornarão seu site mais compatível com a Web Moderna. Essa ferramenta é o Microsoft Site Scan.
Ter um site compatível com a Web Moderna torna a experiência do usuário muito melhor, consequentemente agregando mais valor aos negócios.
A plataforma é bem simples de ser utilizada. Basta digitar a URL na caixa indicada e depois pressionar ENTER.
Depois de alguns instantes, de acordo com a sua velocidade de internet e o tamanho do site escaneado, a ferramenta apresenta um relatório com um número de sugestões de melhorias em 15 áreas escaneadas.
Dividido em três tópicos são apresentadas várias sugestões de melhorias, e também comentários sobre as características corretas que você tem utilizado.
Em cada subtópico além de dizer que melhorias você pode fazer, são apresentados links para que você entenda melhor o que está errado, como, e porque corrigir.
Na parte inferior da página você tem links para outras ferramentas interessantes como a ferramenta que gera screenshots da URL digitada em vários navegadores e renders.
Depois de fazer todas as melhorias indicadas, com certeza seu site terá um funcionamento bem melhor, e estará apto a ser exibido da melhor maneira em um número imenso de dispositivos.
Além do Microsoft Site Scan, existem várias ferramentas para testes similares, porém, a maioria são pagas.
Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!