Esse texto é sobre sair da zona de conforto. O meu Blog é a minha visão sobre Marketing Digital, Empreendedorismo e Tecnologia. (tá no título!)
Desde que eu comecei a trabalhar (lá em 2007), eu trabalho com tecnologia. Meu primeiro emprego foi num curso de informática e passei por praticamente todas as áreas do curso, de instrutor a gerente. Depois eu fui tutor de informática numa faculdade e atualmente sou Front-end (almejando full-stack).
E sempre eu tive projetos paralelos. Já dei aulas particulares, formatei computadores, fiz vários serviços de digitação, montei uma banda, tentei criar camisetas pra vender, criei trocentas páginas de Facebook, outros vários perfis no Instagram, desenvolvi sites, apps, isso pra não falar no tanto de empresa que idealizei.
Percebi que hoje sou um profissional experiente em várias áreas, mesmo só tendo trabalhado em 3 empresas. Tudo isso devido a esses projetos paralelos.
Projetos paralelos definitivamente te tiram da zona de conforto. E é fora dela que vem o nosso crescimento. Pare pra pensar, quais foram os momentos da sua vida que você mais aprendeu? Foram os momentos desafiadores. Aqueles momentos que você tinha que fazer algo que não sabia, de um jeito que não sabia e sem muita ajuda.
Agora imagine esse desafio, sem pressão de data de entrega, grana, qualidade e que ainda é sobre algo que você gosta bastante: isso é um projeto paralelo.
Esse blog é um projeto paralelo. Eu posto quando eu quero, sobre o que eu quero, escrevo da forma que eu quero. E isso é bom demais. Eu tenho outro blog – Mindset Felizardo – junto com minha amiga Syria, sobre mudança de mindset e insights de como você se tornar uma pessoa melhor a cada dia.
Administro um perfil no Instagram (@mindsetfelizardo), duas páginas no Facebook (André Felizardo e Mindset Felizardo), toco violão, pratico corrida de rua e até o fim do ano quero aprender a cozinhar melhor.
E todos esses projetos paralelos aumentam minhas habilidades, aumentam minha zona de conforto, geram muito conhecimento, aumentam a criatividade. Fazem eu me conhecer melhor e me sentir feliz, afinal eu só vou usar meu tempo livre pra fazer algo que eu goste né?
Tirar projetos do papel é muito gratificante, então aproveita que você já tá aqui lendo isso e engata no seu próximo projeto paralelo.
Não te convenci a começar um projeto paralelo? Então dá uma lida nisso aqui. Te convenci mas você ainda não sabe exatamente qual projeto paralelo você gostaria de fazer? Dá uma olhada nisso aqui então. Vai começar seu projeto paralelo agora mesmo e quer saber uma forma de se organizar? Consulta aqui!
Projetos paralelos podem ser definidos como aquele trabalho empolgante que realizamos fora do nosso trabalho cotidiano. Quando usamos nosso tempo livre para ir atrás de um objetivo.
Luciano Braga