Sitemap é um conceito antigo, e no início da Internet eles eram feitos principalmente para visitantes humanos. Atualmente o Sitemap tem mais benefícios para os mecanismos de busca, e hoje é adotado como uma metodologia para SEO.
- Porque usar sitemaps?
- Frequência de rastreamento
- Geradores de sitemap
- Limitações do sitemaps XML
- Conclusão
Porque usar sitemaps?
O sitemap é um arquivo com uma lista de URLS do seu site, portanto, ele ajuda os visitantes do seu site a chegarem rapidamente a alguma informação que precisam. Ajudam também os web spiders a encontrarem seus links. Se o site tiver uma estrutura interna de links entre páginas fraca (como links profundos ou páginas órfãs) o uso de um sitemap pode corrigir essa situação, temporariamente, pois para uma boa SEO links profundos e páginas órfãs devem ser evitadas.
Frequência de rastreamento
Outra vantagem na utilização de sitemaps, e um dos maiores benefícios está no rastreamentos de páginas específicas e nos re-rastreamentos. Sites que usam sitemaps tem tendência a serem rastreados mais rapidamente pelo Google e pelo Yahoo! (sim, o Yahoo! é importante para a SEO). Essa questão de frequência deve ser principalmente lembrada para sites de notícias, comércio eletrônico e blogs, por exemplo.
Geradores de sitemap
Limitações dos sitemaps XML
Sitemaps em XML são os mais usados, por promoverem um rastreamento e indexação mais rápido do site. Porém, não posso deixar de citar algumas restrições.
- Não pode ter mais de 50.000 links
- Um arquivo Index de sitemaps (para referenciar outros sitemaps, caso você divida em vários arquivos) pode ter até 1.000 sitemaps
- Cada sitemap pode ter no máximo 10 MB
Conclusão
Sitemaps podem ter vários formatos. Os feitos em HTML ajudam a resolver possíveis carências dos visitantes, enquanto os feitos em XML são direcionados para os web spiders dos mecanismos de busca.
Sites com poucas atualizações podem sobreviver com sitemaps em HTML, já sites com milhares de páginas terão vários motivos para usar os sitemaps em XML.