Um dos primeiro passos para colocar sua empresa/ideia no mundo digital, com uma boa identidade é ter um site. Porém mesmo identificando essa necessidade, alguns empreendedores acreditam que ter um site é muito caro ou difícil.
Nos primeiros contatos com os clientes, eu gosto de passar os vários tipos possíveis de site possíveis e identificar, junto a ele, qual dos tipos de site se encaixa melhor na estratégia desejada.
- Estático x Dinâmico
- Site Institucional
- Site de Notícias
- Loja Virtual
- Aplicação Web (Rich Internet Application)
- Blog
- Landing Page (Página de Captura)
Estático x Dinâmico
Antes de falar dos tipos de site, precisamos entender a diferença entre as possíveis estruturas dos tipos de site. De acordo com a necessidade e o seu orçamento entenda qual escolher.
Site Estático
Um site estático, não é aquele que não se mexe ou não tem animações. Site estático é aquele que não tem mudanças ou atualizações constantes.
O site com apenas as informações de contato de uma empresa, site institucional são exemplos de sites que poderiam ser estáticos, contanto que não precisem ser atualizados com frequência.
Site Dinâmico
Se você entendeu o que é um site estático já imagina como deve ser o dinâmico. O site dinâmico é aquele que pode ou necessita ter mudanças/atualizações constantes. Essas mudanças podem ir dos textos exibidos do site, do funcionamento, animações até o design dele.
Alguns sites são desenvolvidos de forma híbrida, com partes estáticas e partes dinâmicas. Tudo isso é desenvolvido entre você e o desenvolvedor que você contratar, ou a agência.
Agora que você já entendeu as principais estruturas possíveis para o desenvolvimento de um site, vamos falar dos tipos de site mais vistos.
Site Institucional
Um site institucional, tem esse nome por costumar ser o site sobre uma instituição. Nele costumam ter as informações da empresa como missão, valores, local, informações de contato, serviços disponíveis entre outros.
Veja aqui exemplos de site institucionais:
Site de Notícias
Sem muita enrolação, os sites de notícias, obviamente são focados nas notícias. Obrigatoriamente são dinâmicos e com um apelo muito grande por otimização para SEO. Outra necessidade de site de notícias é que o carregamento das páginas seja rápido, e o design seja intuitivo, facilitando a leitura.
Exemplos de site de notícias:
Loja Virtual
Atualmente, eu tenho recebido muitas solicitações para desenvolvimento de um e-commerce também chamado de loja virtual. Uma loja virtual, obrigatoriamente tem que ser dinâmica e também com apelo a otimização para SEO como os sites de notícias. Entretanto, as lojas virtuais também possuem páginas institucionais para que o cliente tenha mais informações de quem ele está comprando.
A complexidade de uma loja virtual é maior que a dos sites anteriores devido a alguns fatores principais como segurança, cadastro do usuário, meios de pagamento, controle de estoque entre outros.
Exemplos de lojas virtuais:
Aplicação Web (Rich Internet Application)
A partir da web 2.0, tivemos um movimento na internet que começou a levar aplicações completas, antes só possível no Desktop para a internet, começando com a ideia de computação em nuvem. Vários nomes são dados a esses tipos de site, aqui não entrarei em debates de nomenclaturas. Para nós é importante entender que estes são os aplicativos que funcionam através do navegador.
Exemplos de Aplicações Web
Blog
No início, blog era bem pessoal. As pessoas postavam coisas da sua vida e seu dia-a-dia. Porém com o aumento do alcance da internet e do Marketing Digital as empresas começaram a perceber a importância de um blog empresarial para estar mais próximo dos clientes, propondo debates, mostrando novidades.
Existem muitas ferramentas automatizadas para a criação e gestão de blog de forma profissional. Blog é uma das formas mais simples de começar a trabalhar com Marketing Digital.
Exemplos de blogs:
Landing Page (Página de Captura)
Esse é um tipo de site relativamente novo. Muitos sites utilizam como uma página específica, porém já encontrei sites que tinham apenas uma página de captura. A intenção desse tipo de site é apenas capturar contato de possíveis clientes, como um e-mail.
Se você por exemplo vai lançar um produto, ou quer fazer uma divulgação por e-mail, você pode criar um site, com o intuito de capturar o endereço de e-mail de possíveis clientes.
Essa técnica é muito utilizada em Inbound Marketing.
Exemplos de landing page:
Para criar uma identidade digital para sua empresa ou ideia, ter um site é básico. Mesmo que esse site seja o mais simples possível, tenha um site. Ainda não está convencido? Clique neste link e entenda porque ter um site.
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